SOBRE O POEMA

– “Decorar um poema é como encontrá-lo na metade do caminho da viagem sempre surpreendente de sua vinda ao mundo.”

SOBRE A CENSURA

– “Aqueles que queimam livros, que banem e matam poetas, sabem exatamente o que fazem. Seu poder é incalculável. Precisamente porque o mesmo livro e a mesma página podem ter efeitos totalmente dispares sobre diferente leitores.”

– “Estaria totalmente equivocado o ideal platônico da censura?”

SOBRE O LIVRO

– “Mas nesse diálogo sempre imperfeito – os únicos que podem ser plenamente compreendidos são os livros efêmeros e oportunistas”

– “O encontro com o livro, assim com o homem ou a mulher, destinado a mudar nossa vida, frenquentemente em um instante de reconhecimento do qual não se está consciente, pode ser completamente casual.”

SOBRE A TECNOLOGIA

– “Os mundos do ciberespaço e da realidade virtual estarão saturados de programas gráficos e revestidos por uma pseudoautoridade, de sugestões e exemplos validados da bestialidade em relação a outros seres humanos, em relação a nós mesmos.”

– “A tirania do toque de celular está pondo rapidamente um fim nessa tradição arcaica. Mata-se o tempo, em vez de aproveitar o momento consigo mesmo. É muito mais fácil ler resumos do que livros.”

– “A invenção de Gutenberg do tipo móvel foi uma extensão, uma aceleração e uma multiplicação do manuscrito. A revolução eletromagnética atual é uma mutação de ordem incomparavelmente mais revolucionária. Estamos apenas começando a entender as novas formas do sentido, da comunicação, do armazenamento de dados. A internet implica uma nova metafísica da consciência, tanto individual quanto social.”

SOBRE O AUTOR

– “O autor deve morrer, mas suas obras sobreviverão, mais sólidas do que o bronze, mais perenes que o mármore.”

SOBRE A ESCRITA

– “Enquanto um texto sobrevive, em algum lugar desta terra, ainda que em silêncio ininterrupto, é sempre capaz de ressuscitar. Ele pode esperar séculos para despertar um eco vivificante.”

SOBRE A LEITURA

– “O conceito de leitura, concebido como processo que pertence fundamentalmente à colaboração, é intuitivamente convincente. O leitor sério trabalho com o autor.”

– “Os maiores leitores de Shakespeare e Sófocles são os atores que dão vida às palavras.”

– “Nossas intimidades com um livro são portanto completamente dialéticas e recíprocas: lemos o livro, mas, mais profundamente, pode ser o livro a nos ler.”

– “Ler, no verdadeiro sentido da palavra, uma página de Kant, um poema de Leopardi, um capítulo de Proust, é ter acesso aos espaços do silêncio.”

– “A escrita é um arquipélago no meio de uma imensidão oceânica da oralidade humana.”

SOBRE A ARTE

– “Qual é, precisamente, o grau de existência de um poema ou de um romance que não é lido, de uma peça jamais colocada nos palcos?”

– “Grandes obras de arte nos arrebatam como tempestades, escancarando as portas de nossa percepção, pressionando a arquitetura de nossas crenças com seus poderes transformadores.”

SOBRE A ESTÉTICA

– “A química do gosto, da obsessão, do rechaço, é quase tão estranha e indecifrável quanto a da criação estética.”

SOBRE A HUMANIDADE

– “⁠A dignidade do homo sapiens é precisamente essa: a percepção da sabedoria, a demanda do conhecimento desinteressado, a criação de beleza. Fazer dinheiro e inundar as nossas vidas de bens materiais cada vez mais trivializados é uma paixão profundamente vulgar e inane.”

SOBRE A HISTÓRIA

– “A história, no sentido humano, é uma rede de linguagem arremessada para trás.”