Um dos mais importantes escritores brasileiros faleceu na noite desta segunda-feira, 09 de dezembro. Dalton Trevisan, aos 99 anos, teve sua morte confirmada pela família e amigos próximos, porém a causa ainda não foi divulgada oficialmente, nem as informações sobre o velório e sepultamento. De acordo com o registro de óbitos da Prefeitura de Curitiba, Dalton faleceu em sua residência e será cremado em um cemitério da Região Metropolitana.
Um dos mais “enigmáticos” autores da literatura nacional, Dalton Trevisan, que era conhecido como o “Vampiro de Curitiba” (título de seu livro publicado em 1965) teve uma vida marcada pelo mistério e pela reclusão. Essa personalidade sombria e solitária também fez parte de suas obras, entre contos, crônicas, novelas e poemas, criando uma forma própria, concisa e popular, de apresentar tramas psicológicos que valorizam os incidentes do cotidiano, num misto angustiante do realismo cru, com uma forte linguagem poética.
Dentre os diversos prêmios e honrarias, recebeu o Prêmio Camões, o Prêmio Machado de Assis, o Prêmio Oceanos, o Prêmio Jabuti e o Prêmio Portugal Telecom Conto ou Crônica.