Por Igor Calazans

Um dos eventos multiculturais mais tradicionais de São Paulo, o BrooklinFest chega à sua 26ª edição para agitar o charmoso bairro da capital. Nos dias 22 e 23 de outubro, o local será palco de encontros abertos ao público, oferecendo gratuitamente apresentações artísticas (de música, dança e poesia), exposições fotográficas, feiras de artesanato e gastronomia, além de performances folclóricas relacionadas à travessia da cultura alemã no Brasil.

As atividades, que acontecerão no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos, prometem, depois de dois anos de pandemia, forte presença de público nos mais diversos encontros. “Todas as atrações terão o repertório artístico com histórias. As ações serão apresentadas em blocos segmentados. Bloco das Orquestras, das Danças Folclóricas, da Feira de livros, entre outros. O objetivo é a valorização da inclusão nos novos territórios existenciais, pedagogias da diferença”, diz Luiz Delfino Cardia, Curador do evento.

ABL será homenageada no BrooklinFest com a participação de Eduardo Gianetti

Um dos destaques da 26ª edição do BrooklinFest será a homenagem especial aos 125 anos da Academia Brasileira de Letras. Para isso, o evento contará com a participação do imortal Eduardo Gianetti (foto), escritor e professor mineiro que no ano passado foi eleito para ocupar da cadeira nº 2 da entidade. Economista, Gianetti é autor de diversos livros e artigos, tendo vencido por duas vezes o Prêmio Jabuti: em 1994 e em 1995.

Poetas de todo o Brasil participarão das atividades

A poesia brasileira também terá sua importância destacada nessa edição no BrooklinFest. Poetas das mais diversas regiões do país foram convidados e participarão das atividades durante todo o dia. De saraus na rua à oficinas literárias, eles darão vozes às mais diferentes manifestações do evento. Eu, Igor Calazans, serei um deles, assim como Manoel Herculano, do Maranhão, Afrânio Afra, do Rio de Janeiro e Simoni Giehl, do Rio Grande do Sul.
No sábado, dia 22, às 14h30, eu também participarei de programa na Rádio Trianon, contando um pouco da minha trajetória, as atividades com o Recanto do Poeta e com o LaB Poético, além do lançamento do livro “Azo Vácuo”.