William Carlos Williams

por jan 31, 2019Poetas0 Comentários

William Carlos Williams, também conhecido como “WCW”, nasceu no dia 17 de setembro de 1883, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Um dos mais importantes poetas de sua época, é associado aos movimentos modernistas e do imagismo do seu país. Além de escritor, também foi médico pediatra e ficou conhecido por atender gratuitamente pessoas desfavorecidas em seu consultório.

A obra poética de William Carlos Williams é caracterizada pela objetividade, carregada de imagens visuais, inspiradas pelas formas poéticas orientais, além de ser amplamente responsável pela simplificação da linguagem literária norte-americana. O poema “O carrinho de mão vermelho” (The red wheelbarrow) é o seu mais conhecido e citado, sendo usado para listar o poeta como imagista.

Em suas vertentes modernistas, o poeta utilizou um inglês coloquial em seus poemas, tendo sido um influenciador de poetas da “Geração Beat”, como Gary Snyder e Kenneth Rexroth. Por isso, é considerado o pai desse movimento.

William Carlos Williams morreu no dia 4 de março de 1963, em Nova Jersey, Estados Unidos. Em maio desse mesmo ano, WCW foi postumamente homenageado com o Prêmio Pulitzer de Poesia, por Pinturas de Brueghel e outros poemas (1962).

Poemas de William Carlos Williams:

As Novas Nuvens

A manhã quando eu primeiro te ameitinha uma qualidade de delicada divisão a respeito euma leveza e uma luz repleta depequenas nuvens todas crescendo sobre ochão que as criou, uma luz depalavras num céu de papel, cada uma um significadoe todas juntas outro significado....

ler mais

Os Pobres

É a anarquia da pobrezaque me encanta, a velhacasa amarela de madeira recortadaem meio às novas casas de tijolo Ou uma sacada de ferro fundidocom gradis representando ramosfolhudos de carvalho. Isso tudo combinacom as roupas das crianças que refletem cada período...

ler mais

Poetas similares a William Carlos Williams

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias