Laboratório Poético: Poeta Igor Calazans promove série de encontros nas redes sociais

Um verdadeiro “laboratório de experiências poéticas“. Assim, o poeta Igor Calazans resolveu unir poetas, leitores e amantes da arte literária, para apresentar uma série de encontros onde o interesse pela escrita seja aproximado à vida e aos interesses de cada pessoa. Em meio ao confinamento social, as reuniões que começaram de forma despretensiosa, hoje ganha corpo, pautas e participantes divididos em turmas, nos programas que são apresentados nas plataformas digitais do “Google Meet”.

Com 20 anos trabalhando diretamente com poesia (escrevendo, publicando, lendo, estudando e apresentando movimentos literários), Igor Calazans acreditou que essa era a ocasião necessária para levar suas experiências poéticas e conhecimentos literários para quem também busca o aprofundamento no gênero. Ele explica:

“Assim como todos as ações que já fiz e participei nesse meu tempo de poesia (como encontros, saraus e movimentos literários), o Laboratório é mais uma dessas iniciativas em que busco aproximar a linguagem poética na vida das pessoas. Da mesma forma que aprendi a me apaixonar por poesia, busco sempre apresentá-la de forma leve, prazerosa e contextualizada. Só acredito na eficácia do aprendizado quando temos o real prazer em buscar questões que se aproximam da nossas vidas, gostos e sentimentos. Só a poesia tem essa força. Só ela consegue abarcar isso tudo. Talvez, por isso mesmo, muita gente faz poesia no dia a dia sem perceber”, destaca o poeta.

O que é o Laboratório Poético?

Segundo o próprio Igor Calazans, o projeto é uma série de 7 encontros onde o próprio poeta apresento referências da poesia que possam ajudar a ampliar o horizonte literário de cada um, tanto no desenvolvimento da escrita, como na leitura e na interpretação. Apesar de serem encontros em grupo, o trabalho é feito individualmente, de acordo com seus interesses e necessidades.

“É bom frisar: eu não estou aqui para transformar ninguém em poeta. Isso será feito ou não pelo interesse das pessoas. Meu objetivo é traçar a personalidade poética de cada um com as referências que eu tenho adquirido nesses anos em que trabalho diretamente com poesia. Vou buscar na história, nos movimentos literários e nos gêneros, esmiuçar a identidade de cada um, ampliando as percepções e as reflexões sobre determinados temas os assuntos que mais permeiam a vida dos participantes. Para isso, além das reuniões, a cada encontro eu proponho uma série de exercícios, denominados Provocações, em que busco aguçar a inspiração, instigar as influências e, por muitas vezes, sair da zona de conforto”, explica Igor Calazans.

Convidados especiais abrilhantam os encontros

Assim como faz nos encontros do Vespeiro Poético, o Laboratório Poético também faz questão de trazer mais perto as grandes referências da poesia contemporânea para as reuniões. Em pouco mais de 1 mês, o projeto trouxe nomes consagrados como os poetas Salgado Maranhão, Sérgio Netto e Mailson Furtado.

“É importante com que os participantes tenham essa aproximação com os grandes nomes da poesia brasileira e vejam que a poesia pode estar mais perto do que parece quando você se dedica e tem atenção por ela. É um caminho que se amplia naturalmente, quando é feito com verdade e respeito. Todos os convidados aceitaram de prontidão aos convites, o que nos honra muito e reflete a importância desse movimento”, destaca Calazans.

Como funciona o Laboratório Poético?

A duração de cada encontro, oficialmente, é de 1 hora e é realizado através da plataforma Google Meet. As turmas são organizadas em grupos do Whatsapp para conversas e maiores explicações. Para esses encontros, o valor total é de R$ 70,00 por pessoa.