Você sabia que a literatura alemã tem grande importância na história da poesia brasileira? De Goethe , Heine e Schiller, a Rilke e Brecht, muitos autores germânicos foram influências para o desenvolvimento de movimentos poéticos em nosso país.

Para falar sobre essa forte ligação, o LaB tem a honra de anunciar o seu mais novo convidado especial: o escritor MARCELO BACKES!

Nascido em Campina das Missões, no Rio Grande do Sul, Marcelo é Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutor em Germanística e Romanística, pela Universidade de Friburgo, em Brisgóvia,, na Alemanha.

Primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Nacional da Áustria, pelo conjunto de sua obra traduzida, em 2015, e vencedor do Prêmio Paulo Rónai, da Biblioteca Nacional, em 2014, pela tradução de Michael Kohlhaas, de Heinrich von Kleist, Backes foi supervisor da edição das obras de Marx e Engels, pela Boitempo Editorial, de São Paulo.

Nos últimos anos realizou conferências nas Universidades de Freiburg e de Viena; em Frankfurt, em Berlim, em São Paulo, Porto Alegre e no Rio de Janeiro, sempre debatendo temas das literaturas brasileira e alemã, da tradução e da crítica literária. Organizou e prefaciou dezenas de obras e traduziu – muitas vezes em edições comentadas – diversos clássicos alemães, entre eles Brecht, Schnitzler, Kafka, Heine, Marx, Goethe e Schiller.

O evento acontecerá no próximo sábado, dia 02 de março, às 16h, via plataforma Google Meet. Para maiores informações, acesse o perfil @lab_poetico no Instagram.