Samuel Beckett
Samuel Barclay Beckett nasceu no dia 13 de abril de 1906, em Dublin, Irlanda. Considerado um dos maiores escritores do século XX, é visto como o um dos “últimos modernistas”. Pelo importância de sua vasta obra, entre romances, teatro e poesia, recebeu o Nobel de Literatura, em 1969.
Apesar de ter nascido em Dublin, Samuel Beckett viveu a maior parte da vida em Paris. Na capital francesa, em 1938, conheceu e tornou-se grande amigo de James Joyce, autor que influenciou diretamente a sua obra literária.
Considerado um dos principais autores do denominado “Teatro do Absurdo”, Samuel Beckett fazia uma intensa crítica à sociedade moderna. Traduzida em mais de 30 línguas, a sua obra possui uma imensa riqueza metafórica, abordando, através de uma visão pessimista, a natureza humana e seus fenômenos.
Samuel Beckett faleceu no dia 22 de dezembro de 1989, em Paris, na França.
Poemas de Samuel Beckett:
Rondó
por toda aquela orlano fim do diaúnico som de passospor muito tempo único somaté súbita paradaentão nenhum sompor toda aquela orlapor muito tempo nenhum somaté súbita partidaúnico som de passospor muito tempo único sompor toda aquela orlano fim do dia
Queria que meu amor morresse
Queria que meu amor morressee que chovesse no cemitérioe nas ruas por onde passoa prantear aquela que julgava me amar
Elas vêm
Elas vêmoutras e iguaiscom cada um é outro e igualcom cada uma a ausência de amor é outracom cada uma a ausência de amor é igual
Poetas similares a Samuel Beckett
- Harold Pinter
- Bertolt Brecht
- Oscar Wilde