Depois de Chico Buarque, em 2019, o Brasil volta a ganhar o Prêmio Camões, um das mais importantes honrarias da literatura de língua portuguesa. Poeta e romancista, o escritor mineiro Silviano Santiago foi anunciado como novo vencedor, e receberá além da valoroso título, 100 mil euros.

Nascido no município de Formiga, em Minas Gerais, Silviano, além de escritor, é considerado um dos mais importantes críticos literários do Brasil. Com mais de 30 livros publicados, recebeu prêmio nacionais e internacionais, como o Jabuti, por seis vezes; o prêmio “Machado de Assis”, da Academia Brasileira de Letras, e, recentemente, o Prêmio Ezequiel Martínez Estrada, conferido pela prestigiosa Casa de las Américas.

Silviano entra em um seleto grupo de 14 brasileiros que já venceram o Prêmio Camões de Literatura. Antes dele, nomes como Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar e Dalton Trevisan trouxeram a medalha para o Brasil. Fora do nosso país, escritores consagrados como Miguel Torga, Jose Saramago, Mia Couto e Sophia de Mello Breyner Andressen, também já foram agraciadas com o Prêmio.

Poema de Silviano Santiago:

Nada
é o que deixa de ser.
Nunca
o que jamais houve.
Onde houve o homem,
há o nada.