Chacal

Ricardo de Carvalho Duarte, mais conhecido pelo pseudônimo Chacal, nasceu no dia 24 de maio de 1951, no Rio de Janeiro. Considerado um dos escritores mais originais do país, ficou conhecido por ter sido o primeiro poeta a usar o mimeógrafo como fonte de divulgação da sua poesia, na década 70. Em 2007, recebeu o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, na categoria “poemas”.

A obra literária de Chacal é marcada por vários recursos inovadores. Em seus poemas, ele utiliza, por exemplo, versos que iniciam com letras minúsculas, nomes também com letras minúsculas, falta de pontuação, abreviações de palavras e métricas variadas, em poemas curtos e que abordam o cotidiano e os singelos detalhes que o mundo deixa passar pela falta de percepção.

O ápice da obra poética de Chacal aconteceu na década de 70, quando fez parte do movimento denominado “poesia marginal”. Em 1975, juntou-se ao grupo “Vida de Artista”, que contava com poetas como Francisco Alvim e Cacaso. Esse movimento notabilizou-se por produzir poemas contestadores ao regime político da época, enaltecendo a liberdade de expressão, de ser e de viver em uma sociedade mais humanitária. 

Poemas de Chacal:

Reclame

se o mundo não vai bem a seus olhos, use lentes ...ou transforme o mundo. ótica olho vivo agradece a preferência.

ler mais

Relógio

com deus mi deito com deus mi levanto comigo eu calo comigo eu canto eu bato um papo eu bato um ponto eu tomo um drink eu fico tonto.

ler mais

20 Anos Recolhidos

chegou a hora de amar desesperadamente apaixonadamente descontroladamente chegou a hora de mudar o estilo de mudar o vestido chegou atrasada como um trem atrasado mas que chega

ler mais

Rápido e Rasteiro

Vai ter uma festa que eu vou dançar até o sapato pedir pra parar. aí eu paro tiro o sapato e danço o resto da vida.

ler mais

Ministério do Interior

pensamento é o fragmento fugaz do caos estruturado a palavra é o estágio imediatamente after da sensação que faz parte do estágio necessário do aperfeiçoamento humano de sentir a melhor maneira de relacionamento franco a palavra é um domingo de sol no estádio...

ler mais

Trackbacks / Pingbacks

  1. Cacaso » Recanto do Poeta - […] de 1974, une-se a outros poetas, tais como Geraldo Carneiro, Eudoro Augusto, Carlos Saldanha e Charles Chacal, tornando-se porta-voz…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias