Por Igor Calazans

Observar a ação em pleno ato. A priori parece muito difícil termos parâmetros suficientes para refletirmos o momento enquanto o próprio movimento acontece, no entanto, por muitas vezes, é exatamente ali, precisamente nessa hora, que o azo da verdade se encontra em sua mais ávida forma de razão. Quando eu tive a honra de ser convidado para produzir essa obra, pensei: “Por que nunca tive essa ideia?”. Mesmo trabalhando diretamente com poesia e jornalismo há alguns anos, promovendo diversas atividades voltadas à produção literária poética, inclusive como ferramenta de observação social e formação educacional, não havia reparado ainda a importância de, mesmo em meio ao cerne da produção, pararmos um pouco, com calma, e olharmos de perto os detalhes mais minuciosos daquilo que de fato estamos gerando poeticamente em nosso país. Para isso, tive o prazer de conseguir reunir 40 grandes poetas das mais diferentes vertentes e regiões do Brasil e inquietá-los às suas percepções sobre a poesia contemporânea. São 400 respostas para 10 perguntas iguais e que proporcionarão ao leitor de hoje e, principalmente, do amanhã, a impressão mais presencial possível de quem pensa e produz poesia na atualidade.

O brilhante poeta mexicano Octavio Paz, em “O Arco e a Lira” diz: “Não existe nada mais evasivo e indefinível do que o poético”, ao mesmo tempo em que observa a poesia como uma poderosa atividade para transformação de mundo e marcos para gerações: “a atividade poética é revolucionária por natureza; exercício espiritual, é um método de libertação interior. A poesia revela este mundo; cria outro. (…) Isola; une. Convite à viagem; regresso à terra natal. Inspiração, respiração, exercício muscular. (…) Expressão histórica de raças, nações, classes. Nega a história: em seu seio resolvem-se todos os conflitos objetivos e o homem adquire, afinal, a consciência de ser algo mais que passagem”. Diante a força do labor e a beleza da inspiração, a poesia atravessa o tempo, se adéqua as épocas, ganha formas próprias e se apresenta às necessidades de seus instantes como formas de expressão a partir das naturais evoluções humanas (sociais, políticas, tecnológicas, etc).

Sei que ninguém me perguntou nada, mas, como poeta, vejo que a nossa poesia vive uma linha tênue entre a perigosa vitrine de mensagens prontas (digamos… Panfletárias) e uma busca por novos aperfeiçoamentos estéticos e aprofundamentos intelectuais (artísticas). A cultura do pós-moderno recobre todos esses fenômenos e se ampara às diretrizes de comunicação, alcance e instantaneidade de produção atual, mas, a meu ver, ainda com o advento maior da imagem sobre a imaginação, elevando necessidades de transmitir sentimentos ainda em detrimento às mais profundas reflexões. Por outro lado, a capacidade de comunicação das redes sociais consegue, talvez como nunca, democratizar a poesia. O aumento da produção poética e a procura por fontes novas são fatores as serem muito bem destacados. A poesia e os poetas estão mais próximos e acessíveis, tendo como um aspecto interessante uma maior aceitação às distinções de linguagens, diferentemente dos históricos movimentos poéticos que se distinguiam, principalmente por questões tradicionais de estética, temas e erudição.

Quero agradecer muito à confiança do querido Guilherme Tolomei, ao carinho e parceria de Nathalia Perrone e a todos da Editora Viés por proporcionarem uma obra tão importante à nossa geração poética.

POETAS CONVIDADO/AS

Ailton Moreira / Alexandre Guarnieri / Ana Paula Simonaci / André Capilé / Ana Clara de Vitto / Anna Maria Fernandes / Antonio Carlos Secchin / Artur Gomes / Bayard Tonelli / Bruna Mitrano / Brunno Leal / Carlos Orfeu / Carolina Cavalcanti Pedrosa / David Cohen / Dri Teles / Guilherme Zarvos / Jorge Ventura / Lili Balonecker / Luiz Otávio Oliani / Mailson Furtado / Marcela Giannini / Marcelo Mourão / Márcio Rufino / Maria Helena Latini / Mariana Imbelloni / Marla de Queiroz / Nuno Rau / O Limce / Paulo Sabino / Pedro Paulo Machado / Rafael Zveiter / Sady Bianchin / Salgado Maranhão / Saulo Pessato / Simoni Giehl / Tanussi Cardoso / Tom Grito / Virgilio Magalde / Wanda Monteiro / Zeh Gustavo.

ONDE COMPRAR: O livro pode ser adquiro em formato impresso ou também e-book. Clique nos links abaixo para entrar direto no acesso à obra e saiba mais informações.

– Amazon
Livraria da Travessa
Livro.VC
Barnes and Nobles
Livraria Leitura
Casa del Libro
Bertrand Livreiros