Adélia Prado será a autora homenageada do Prêmio Jabuti 2020

Depois de Conceição Evaristo, no ano passado, o Prêmio Jabuti de 2020 homenageará outra grande poeta da literatura brasileira. A Câmara Brasileira do Livro (CLB), responsável pela organização do evento, anunciou a escritora mineira Adélia Prado como nome da 64ª edição do Prêmio, que deverá acontecerá no mês de setembro.

Umas das mais conceituadas poetas brasileiras no mundo, Adélia, além de diversos condecorações nacionais e internacionais, incluindo o maior Prêmio Canadense de poesia, “o Griffin”, de 2014, também já venceu o “Jabuti de Poesia”, em 1978, com o livro “O Coração Disparado”.

Sobre Adélia Prado

Adélia Luzia Prado de Freitas nasceu no dia 13 de dezembro de 1935, em Divinópolis, Minas Gerais. Uma das poetas mais lidas e reverenciadas da literatura brasileira, iniciou sua trajetória poética em 1975, quando publica “Bagagem”, obra que logo de cara foi muito bem avaliada por nomes como Carlos Drummond de Andrade, Affonso Romano de Sant’anna e Clarice Lispector.

As poesias de Adélia Prado circundam a vida cotidiana das pessoas do interior. Com linguagem bastante direta, ela aborda temas como a fé cristã, a mais genuína alegria e a figura da mulher na sociedade. Pode-se dizer que a escritora foi uma das principais responsáveis pela valorização feminina como intelectual.

 

Novidades no Prêmio Jabuti 2020

Além de Adélia como autora homenageada, outra novidade anunciada pela organização do evento é a inclusão da categoria “Romance de Entretenimento”. Já o prêmio de “Impressão” foi retirado. Nesta edição, quatro eixos formarão as categorias das premiações: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.  O troféu do “Livro do Ano” será escolhido entre as obras vencedoras das categorias “Literatura” e “Ensaios”.

As inscrições vão de 17 de março a 30 de abril de 2020 e devem ser feitas pelo site oficial do evento (premiojabuti.com.br), onde está disposto o regulamento completo da premiação.