William Faulkner
William Cuthbert Faulkner nasceu no dia 25 de setembro de 1987, em New Albany, Estados Unidos. Considerado um dos maiores romancistas do século XX, vencendo o Prêmio Nobel de Literatura, em 1949, começou a sua trajetória publicando livros de poesia durante a década de 20. No entanto, a pouca repercussão do autor como poeta fez com que ele, se auto-denominasse “poeta falhado”.
Influenciada por nomes como James Joyce, Macel Proust e Thomas Mann, a literatura faulkneriana é tida como extremamente complexa e desafiadora, utilizando técnicas do fluxo de consciência. O grande cenário de narrativa para sua obra é a decadência do sul dos Estados Unidos pós-Guerra Civil, no condado imaginário de “Yoknapatawpha”, no Mississipi.
Dono de uma personalidade solitária e melancólica, Faulkner começou escrevendo poemas obscuros e dramáticos, trazidos por ávidas leituras das obras de Johann Goethe e, principalmente, William Shakespeare. No entanto, os seus primeiros livros não tiveram êxitos, muito por causa da complexidade soturna e erudição das palavras.
Nesse período, Faulkner foi morar na cidade de Nova Orleans, onde conheceu e se tornou grande amigo do poeta Sherwood Anderson. Escreveu artigos para jornais e revistas e publicou o primeiro romance, “Paga de Soldado”, em 1926, também sem muita repercussão. Só depois de 1930, a partir da publicação da segunda versão do livro “Santuário”, as suas obras começaram a ser reconhecidas junto da crítica e do grande público.
William Faulkner faleceu no dia 6 de julho de 1962, em Byhalia, Estados Unidos.
Poemas de William Faulkner:
Após Cinquenta Anos
A casa dela está vazia e seu coração está velho, E cheio de tons e ecos que se enganam Ninguém a salva, pois ela ainda tenta tecer Com os dedos dobrados às cegas, redes que não conseguem segurar. Uma vez que todos os braços dos homens subiram para ela, é dito, E...
As Palavras não Servem para Nada
Foi quando aprendi que as palavras não servem para nada; que as palavras nunca se adaptam nem mesmo ao que elas querem dizer. Quando ele nasceu compreendi que a maternidade foi inventada por alguém que tinha de arranjar uma palavra para isso, porque as que tinham os...