Décio Pignatari

Poetas

Décio Pignatari nasceu no dia 20 de agosto de 1927, em Jundiaí, São Paulo. Idealizador do grupo Noigandres, ao lado dos irmãos Augusto e Haroldo de Campos, é um dos criadores da poesia concreta brasileira – movimento de transformação estética à linguagem poética – durante a década de 50. Além de poeta, também foi ensaísta, tradutor, contista, romancista, dramaturgo e professor.

Filho de imigrantes italianos, Décio Pignatari mudou-se com a família para Osasco, onde viveu até os 25 anos. Em 1949 começou a apresentar o seus primeiros poemas na “Revista Brasileira de Poesia”. A partir da década de 50, passou a estudar e realizar experiências com a linguagem poética, incorporando novos recursos visuais e fragmentações das palavras. Lança, em 1952, o seu primeiro livro de poemas, intitulado “Carrossel”. Nesse mesmo período funda o grupo e edita a revista-livro “Noigandres”, com os seus amigos Haroldo de Campos e Augusto de Campos.

Com Noigandres, durante a Exposição Nacional de Arte Concreta no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP, em 1956, lança oficialmente o movimento de poesia concreta. O grupo publica o Plano-piloto para Poesia Concreta, traduzido em diversas línguas. Em 1965, ainda em parceria com os irmãos Campos, lança o livro “Teoria da Poesia Concreta”. Inquieto e inventivo, Décio Pignatari circulou com desenvoltura em outras áreas. Fez pesquisas na área de semiótica (ajuda a fundar L’Association Internationale de Sémiotique – AIS, na França, em 1969) e participa do lançamento da Associação Brasileira de Semiótica – ABS, em 1975. Como teórico da comunicação, traduziu obras de Marshall McLuhan, Dante Alighieri, Johann Goethe e William Shakespeare.

Décio Pignatari faleceu no dia 2 de dezembro de 2012, aos 85 anos, em São Paulo-SP.

Poemas de Décio Pignatari:

Janeiro / Fevereiro

Nem só a cav idade da boca Nem só a língua Nem só os dentes e os lábios fazem a língua Ouça as mãos tecendo a língua e sua linguagem É a língua têxtil O texto que sai das mãos sem palavras

ler mais

Torre de Babel

TORRE DE BABEL TORRE DE BELÉM TURRIS EBURNEA TOUR EIFFEL TOUR DE FORCE TOWER OF LONDON TOUR DE NESLE TORRE DI PISA TORRE A ESMO ENEREATLRIE TBOIOCRDEFO EARREEDBTSF RRUSIOSOEEO OTEBEDTTALO ULORBTEOAOF ROOSLNRRETE MNPDERFRRLM ETDEUWEREIN URUD

ler mais

Poetas similares a Décio Pignatari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias