José Luís Peixoto

por jun 4, 2019Poetas0 Comentários

José Luís Peixoto nasceu no dia 4 de setembro de 1974, em Galveias, Ponte de Sor, Portugal. Um dos mais conceituados poetas portugueses da atualidade, tem sua obra traduzida e publicada em 26 idiomas. Em 2001, tornou-se o mais jovem vencedor do Prêmio Literário José Saramago, com apenas 27 anos.

José Luís Peixoto começou a publicar livros a partir do ano 2000, com o romance ” Morreste-me”, obra escolhida pela revista Visão, como um dos principais 10 livros da primeira década do século XXI. No ano seguinte, em 2001,  passou a apresentar suas poesias, com o título “A Criança em Ruínas”, sucesso de crítica e vendas.

A obra literária de José Luís Peixoto apresenta uma rigorosa coesão formal e temática. Dentre os temas mais abordados pelo autor, as relações pessoais e familiares, reflexões dos sentimentos, além de acontecimentos históricos, são descritos com uma forte carga autobiográfica.

Além de “A Criança em Ruínas”, José Luís Peixoto tem publicado mais dois livros de poemas: “A Casa, a Escuridão”, de 2002, e “Gaveta de Papéis”, de 2008. Cada vez mais, a sua obra vem sendo adaptada para espetáculos e obras artísticas de diversos gêneros.

Além da literatura, José Luís Peixoto trabalha como colunista de vários órgãos da imprensa portuguesa.

Poemas de José Luís Peixoto:

Na Hora de pôr a Mesa, éramos Cinco

na hora de pôr a mesa, éramos cinco: o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs e eu. depois, a minha irmã mais velha casou-se. depois, a minha irmã mais nova casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje, na hora de pôr a mesa, somos cinco, menos a minha irmã mais velha que...

ler mais

A Mulher Mais Bonita do Mundo

estás tão bonita hoje. quando digo que nasceram flores novas na terra do jardim, quero dizer que estás bonita. entro na casa, entro no quarto, abro o armário, abro uma gaveta, abro uma caixa onde está o teu fio de ouro. entre os dedos, seguro o teu fino fio de ouro,...

ler mais

Poetas similares a José Luís Peixoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias