Rupi Kaur

por jun 7, 2019Poetas0 Comentários

Rupi Kaur nasceu no dia 5 de outubro de 1992, em Panjabe, na Índia. Conhecida mundialmente como a “Instapoet” (a “Poeta do Instagram”), virou fenômeno literário ao viralizar seus poemas nas redes sociais ao redor do mundo.  Em 2015 publicou o livro de poesia e prosa, intitulado “Milk and Honey” (Outros jeitos de usar a boca, no Brasil), tornando-se best-seller em pouco tempo.

Rupi Kaur nasceu na Índia, porém, aos 4 anos, mudou-se com a família para Toronto, Canadá. Estudou na Universidade de Waterloo, onde aprendeu retórica e escrita profissional, acentuando as suas atividades como autora especializada também em interpretação da palavra falada.

Inspirada em escritoras como Anais Nin, Virginia Woolf, e Warsan Shire, Kaur começou a publicar os seus poemas em 2013, compartilhando seus pensamentos em ilustrações no Tumblr e depois no Instagram. Todos seus trabalhos são feitos inteiramente em um só tipo de letra – sempre escrita em minúscula – e a única pontuação que contém são pontos finais. A maioria dos seus poemas abordam temas sobre  violência, abuso, amor, perda e feminilidade.

Já com milhares de seguidores na redes sociais, “Milk e Honey” é publicado em 2015. O livro, uma antologia de poesias, prosa e ilustrações, é dividido em quatro capítulos, cada um com um tema diferente: “a dor’, “o amor”, “a ruptura” e “a cura”. Essa obra permaneceu por 25 semanas consecutivas na lista dos best-sellers do New York Times. Em outubro de 2016, havia vendido meio milhão de cópias.

Kaur vive atualmente em Brampton, cidade da província canadense de Ontário.

Poemas de Rupi Kaur:

Toda Vez que Você Diz à sua Filha

toda vez que vocêdiz à sua filhaque você grita com elaporque a amavocê a ensina a confundirraiva com bondadeo que parece uma boa ideiaaté que ela crescee passa a confiar em homensque as machucamporque eles se parecemdemais com você.

ler mais

Da Próxima Vez

da próxima vez que ele comentar que os pelos das suas pernas cresceram de novo lembre esse garoto que o seu corpo não é a casa dele ele é um hóspede avise que ele nunca deve passar por cima das boas-vindas de novo.

ler mais

O Amor Vai Chegar

o amor vai chegar e quando o amor chegar o amor vai te abraçar o amor vai dizer o seu nome e você vai derreter só que às vezes o amor vai te machucar mas o amor nunca faz por mal o amor não faz jogo porque o amor sabe que a vida já é difícil o bastante.

ler mais

Poetas similares a Rupi Kaur

Trackbacks / Pingbacks

  1. Ryane Leão » Recanto do Poeta - […] contra o preconceito racial e anscetralidade. A poeta é comumente comparada à escritora indiana Rupi Kaur, novo fenômeno mundial…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias