Ryane Leão

Poetas

Ryane Leão nasceu no dia 19 de janeiro de 1988, em Cuiabá, Mato Grosso. Grande sucesso nas redes sociais – tem cerca de 200 mil seguidores na página “Onde Jazz Meu Coração” – é vista como uma das mais representativas militantes da atual poesia brasileira, expondo poemas que falam prncipalmente sobre emponderamento feminino, desigualdade social, luta contra o preconceito racial e anscetralidade. A poeta é comumente comparada à escritora indiana Rupi Kaur, novo fenômeno mundial da poesia.

Autodenominada “mulher preta, lésbica, professora e poeta cuiabana”, Ryane saiu das redes sociais para expor na rua a sua poesia. Morando em São Paulo, frequentava saraus e slams, destacando-se pela visceralidade de seus versos. A grande repercussão a ajudou com a publicação do livro “Tudo Nela Brilha e Queima”, de 2017, que reúne alguns dos seus poemas publicados na internet. A obra logo tornou-se sucesso de vendas, colocando a escritora em destaque na literatura nacional.

Segundo a própria Ryane, a sua poesia é uma chance de expressar o seu “eu” diante de um mundo que tanto silencia mulheres negras. Ela trata um poema como arma de combate, uma voz ecoada, para transmitir os sentimentos mais puros de dor, amor e desapego, em cenários da rotina, nas grandes cidades.

Poemas de Ryane Leão:

Que Ideia Mais Estúpida

que ideia mais estúpidaachar que é melhor sentir dora não sentir nada elevamos o sentir a níveis tão erradosque preferimos atear fogo em nós mesmasa conviver com nossos vazios.

ler mais

Eu Quero Saber

eu quero saberdas opressões que você se livroue de como seu cabeloanda cada dia maisselvagem e lindoquero saber da culpa quenão te habita mais quero ouvirtudo que te silenciarameu quero que você me contea história das suascicatrizes

ler mais

Poetas similares a Ryane Leão

Trackbacks / Pingbacks

  1. Rupi Kaur » Recanto do Poeta - […] Ryane Leão […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias