Vespeiro Poético discute poesia sob forma de denúncia

Poesia em sua vertente social será o tema proposto da 4ª edição do movimento Vespeiro Poético na Livraria Prefácio, em Botafogo-RJ. Com o título “Poesia como Artefato: Resistir & Renunciar”, os poetas e jornalistas Igor Calazans e Érica Magni receberão convidados especiais para debater o assunto, ler poemas e apresentar suas reflexões. O evento, que acontece a partir das 19h, é gratuito e aberto ao público durante toda a noite.

Dentre os poetas convidados, a mesa será composta pelo rapper, poeta e escritor O Limce; o poeta, roteirista e ator Mano Melo; o escritor e produtor Guilherme Zarvos; as poetas Helen Queiroz; Marisa Vieira, Danielle Magalhães e Ana Paula Simonaci, além de Letícia Brito, mais conhecida como “Tom Grito”, expoente da poesia Slam.

A Livraria Prefácio fica na Rua Voluntários da Pátria, 39, Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Para maiores informações sobre o evento acesso a página do Vespeiro Poético no Instrgam @Vespeiropoetico .

Eventos anteriores

A primeira edição do movimento Vespeiro Poético na Livraria Prefácio ocorreu em novembro de 2019. A partir daí, uma vez por mês acontece a reunião, sempre em alguma segunda-feira. Os temas abordados nos últimos três encontros foram: “poesia em épocas de caos”, “Elizabeth Bishop como homenageada da Flip 2020” e “publicações independentes”.

Entre grandes convidados que já estiveram presentes, estão o ativista cultural João do Corujão, o ator Bayard Tonelli, os poetas Paulo Sabino, Alexandre Guarnieri, Nuno Rau e André Capilé, as poetas Wanda Monteiro, Bruna Mitrano e Tatiana Pequeno, além de Fred Spada, João Cândido Brasileiro, Nélida Capela e Sérgio Neto, importantes profissionais do mercado editorial.

Vespeiro também na Fundição Progresso

Em janeiro de 2020, o Vespeiro Poético iniciou parceria como o “Coletivo em Silêncio”, e passou também a apresentar atividades na Fundição Progresso, tradicional casa de eventos na Lapa, Centro do Rio de Janeiro. A primeira edição teve como tema “Poesia em Cárcere”, reunindo poetas que já estiveram presos e que, mesmo em condições insalubres, conseguiram por meio da poesia uma forma de libertação do enclausuramento. Nesse encontro estiveram presentes a poeta Valéria Mello, que escreveu o seu primeiro livro dentro do presídio Talavera Bruce, do também ex-presidiário Samuel Lourenço, além do professor Pedro Cunca, especialista em Direitos Humanos.