David Mourão-Ferreira

Poetas

David de Jesus Mourão-Ferreira nasceu no dia 24 de fevereiro de 1927, em Lisboa, Portugal. Considerado um dos maiores poetas contemporâneos portugueses do Século XX, ganhou notoriedade junto do grande público com os poemas de sua autoria cantados pela estrela do fado, Amália Rodrigues. Em 1981 foi escolhido para ocupar, na categoria de “Sócio Correspondente”, a Cadeira número 5 da Academia Brasileira de Letras. Atualmente esta cadeira está ocupada por Mia Couto.

A carreira literária de David Mourão-Ferreira teve início em 1945, apresentando alguns poemas na revista “Seara Nova”. Cinco anos depois, em 1950, publicou o seu primeiro livro, intitulado “”Secreta Viagem”. Nesse mesmo ano foi co-fundador da revista literária “Távola Redonda”, assumindo uma alternativa à literatura empenhada, de cunho social, defendendo uma arte autônoma.

Considerado como um dos poetas do erotismo na literatura portuguesa, a obra literária de David Mourão-Ferreira caracteriza-se pelas presenças constantes da figura da mulher e do amor, e pela busca deste como forma de conhecimento ao acontecer de forma natural.

Dono de uma linguagem rigorosa, trabalhada, com grande riqueza rítmica, melódica e imagística, as questões do tempo existencialista e suas memórias também são reflexões constantes na sua obra, marcada, a nível do estilo, por uma demanda permanente de equilíbrio, de que resulta uma escrita tensa, e pela contenção da força lírica e sensível do poeta.

David Mourão-Ferreira morreu no dia 16 junho de 1996, em Lisboa, Portugal.

Poemas de David Mourão-Ferreira:

E por vezes as Noites duram Meses

E por vezes as noites duram mesesE por vezes os meses oceanosE por vezes os braços que apertamosnunca mais são os mesmos. E por vezes encontramos de nós em poucos meseso que a noite nos fez em muitos anosE por vezes fingimos que lembramosE por vezes lembramos que por...

ler mais

Poetas similares a David Mourão-Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias